Borba Enoturismo – Programas de Enoturismo da Zona dos Mármores

 

Promotor– Adega Cooperativa de Borba

 

Descrição do Projeto:

 

A vinha o vinho são sectores tradicionais na região de Borba, estando toda a vida e economia local impregnados destas atividades agrícolas, e tendo criado ao longo dos anos toda uma série de práticas, costumes, e toponímia que constituem um ativo turístico de grande Quantificação que importa Valorizar. Sendo cada vez mais evidente hoje que o sucesso de qualquer oferta de turismo rural, incluindo o enoturismo, está dependente da criação de conteúdos suficientemente ricos que possam ocupar os visitantes, e que vão muito para além da mera oferta de provas de vinho e respetiva compra no produtor, pensamos reunir as condições na Adega Cooperativa de Borba para implementar um projeto de Enoturismo suficientemente motivador para interessar os visitantes.

Com efeito a notoriedade e credibilidade da instituição (Adega Cooperativa Borba) com mais de 50 anos de atividade,

a diversidade e qualidade dos produtos que a Adega Cooperativa Borba produz, o numero (300) e a dispersão dos viticultores associados por uma vasta região, são recursos que importa aproveitar, para criar um programa verdadeiramente interessante, e que possa constituir-se como um exemplo de sucesso em Enoturismo na região do Alentejo.

O projeto não se reduz a criar apenas mais uma atividade comercial em paralelo às já existentes na Adega, mas sim envolver toda a estrutura da mesma, incluindo os viticultores associados, que serão desafiados a colocar ao serviço do projeto toda a sua experiência e vivência rural, de forma a proporcionar verdadeiras experiências ao visitante.

Dar a conhecer toda a diversidade das zonas de produção, diferentes terroirs, castas e solos, farão também parte do objetivo do projeto, reunindo uma quantidade de conteúdos tão grande quanto possível, de forma a garantir o interesse mesmo aos visitantes mais exigentes.

A gastronomia e produtos de qualidade típicos da região e monumentos de grande Quantificação histórico, constituirão também motivos e oportunidades a explorar no âmbito da oferta a desenvolver.

 

 

Objetivos do Projeto:

 

·         Desenvolver um projeto integrado de enoturismo na região aproveitando a notoriedade e tradição do vinho da região de Borba, as ótimas infraestruturas de acessos rodoviários, outros produtos tradicionais de grande qualidade, monumentalidade de relevo nacional, ótimas paisagens rurais e recursos humanos disponíveis nos colaboradores e associados da Adega Cooperativa de Borba.

·         Dar a conhecer os produtos da região ligados ao vinho e à gastronomia local, no seu ambiente de produção, de forma a contribuir para a qualidade percecionada pelo consumidor e genuinidade relativa ao vinhos da região.