Construção do Centro Hípico de Sousel

Promotor– Câmara Municipal de Sousel

A construção de um Centro Hípico, em Sousel, favorece a promoção do desenvolvimento social, económico e cultural do concelho e até da própria região.

A implementação deste complexo visa disponibilizar uma vasta oferta de atividades e de interesses, nomeadamente: promoção de eventos relacionados com a arte equestre, ao nível do ensino e do lazer; terapia especializada direcionada para pessoas portadoras de deficiência, designado como Hipoterapia; realização de concursos e festivais hípicos; organização de eventos e recuperação de cavalos.

O centro em questão disponibiliza alguns serviços procurados pelos apaixonados desta atividade tais como, aluguer de

Boxes e padocks, estágios de equitação e a manutenção / trabalho de cavalos.

No âmbito do turismo este equipamento constitui uma iniciativa de notável importância pelas múltiplas atividades e atrativos que pode proporcionar à população e aos visitantes tanto nas instalações do Centro Hípico como através de passeios equestres. O próprio complexo pretende instalar um restaurante / bar e um ponto de venda com artigos equestres.

A área clínica também faz parte deste projeto, em colaboração com veterinários, podendo assim recuperar cavalos. Pretende-se que esta atividade seja desenvolvida quer em estábulo quer em clínica. Ao nível das infraestruturas construtivas necessárias destacam-se, além de todos os equipamentos de apoio, um picadeiro coberto com bancadas inferior e superior (70m x 30m livres); dois picadeiros descobertos (90m x 80m e 60m x 20m); 40 boxes distribuídas por dois pavilhões; um palheiro; uma casa da ração; oito padocks; duas salas de aula; um parque de obstáculos e uma carrier de ensino.

Atualmente encontra-se em estudo a reabilitação de instalações existentes e desocupadas, do tipo pavilhão, que poderão reunir as condições ideais face à localização e características do local. A diversidade de atividades e dinâmica ao nível económico, desportivo, terapêutico e turístico que este equipamento pode facultar tornam imprescindível o apoio a esta iniciativa.

·         Maior diversidade de atividades destinadas ao bem-estar físico e psíquico;

·         Desenvolvimento das relações interpessoais;

·         Atratividade turística;

·         Oferta desportiva diversificada;

·         Criação de postos de trabalho;

·         Criação de um espaço para o desenvolvimento da Hipoterapia.