Curso EFA – Técnico/a de medições e orçamentos

 

Promotor– CEVALOR

 

Descrição do Projeto:

 

A realização do presente projeto surge numa perspetiva de continuidade da atividade do CEVALOR enquanto entidade formadora. O CEVALOR visa com o seu contributo proporcionar a melhoria e o enriquecimento dos recursos humanos da indústria da Pedra Natural, mas também das regiões onde desenvolve as suas atividades, nomeadamente na Zona dos Mármores.

Perante uma realidade em mutação acentuada, em que as empresas devem manter-se em permanente atualização, torna-se fundamental garantir uma formação de dupla certificação, que proporcione a jovens e adultos uma preparação caracterizada por uma formação técnica de dupla certificação, numa área de tradição em Portugal e que importa preservar.

A Zona dos Mármores (Borba, Vila Viçosa e Estremoz) tem características que correspondem na perfeição à contextualização anteriormente apresentada, já que é um dos principais pólos do Sector da Pedra Natural, com o maior peso em termos de produção nacional. Além disso, esta zona detém uma taxa desemprego bastante considerável, o que aliado às baixas qualificações não permite uma reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.

Com o desenvolvimento do curso EFA em causa, será possível apoiar o Sector da Pedra Natural,

nomeadamente através da formação de mão-de-obra, mas também a Zona dos Mármores detentora de habilitações escolares claramente reduzidas e de mão de obra maioritariamente sem qualquer qualificação profissional.

 

Objetivos do Projeto:

 

Introduzir competências técnicas e comportamentais capazes de predispor para a mudança e para a autoaprendizagem a fim de gerar os necessários aumentos de produtividade, através da promoção de formação profissional contínua para os ativos empregados e da qualificação profissional inicial de novos agentes.

Desta forma, fomenta-se a criação de novos postos de trabalho na Zona dos Mármores com trabalhadores devidamente qualificados.