Parque Botânico de Borba

Promotor –Câmara Municipal de Borba

O projeto tem como objetivo a recuperação paisagística e ambiental de uma área onde está inserida uma pedreira desativada que laborou sem plano de lavra nem plano de recuperação paisagística. Além da pedreira, existe também no local uma escombreira, que será removida. Para o enchimento da pedreira serão utilizadas natas e desperdícios de mármore provenientes da indústria transformadora de mármores, e para os quais não existem locais de depósito adequados e que possam receber as quantidades destes resíduos atualmente produzidas. Posteriormente à selagem e recuperação topográfica inicial do terreno, pretende-se que o local seja transformado em parque botânico, onde serão instaladas várias espécies vegetais autóctones de forma a promover e Valorizar a flora da região. Neste, será mantida uma vasta coleção de flora autóctone e característica da nossa região que será Quantificaçãoizada através da promoção do contacto com as populações, uma vez que o Parque Botânico será um espaço de Educação Ambiental. Pretende-se assim minimizar impactes ambientais provocados pela indústria transformadora de mármore, sem prejuízo da continuidade desta indústria, assim como promover a articulação entre a exploração e transformação do mármore com a conservação do nosso também importante património natural. Com este projeto, o Câmara Municipal de Borba pretende também alertar a população para a problemática das pedreiras abandonadas enquanto áreas que desQuantificaçãoizam o nosso património natural e a paisagem da nossa região. O projeto tem carácter demonstrativo, na medida em que demonstra que é possível recuperar estas áreas e voltar a enquadrá-las na nossa paisagem, tal como é possível Valorizar os resíduos da atividade transformadora de mármore, através da sua reutilização.

·         Recuperar área degradada;

·         Demonstrar utilização dos resíduos de transformação do mármore;

·         Disponibilizar local adequado para depósito dos resíduos de transformação do mármore;

·         Valorizar flora autóctone.