Programa de Apoio ao Microempreendedorismo

 

Promotor –IFDEP – Instituto Para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal

 

Descrição do Projeto:

O Programa de Apoio ao Microempreendedorismo é dirigido a potenciais empreendedores que pretendam iniciar as suas iniciativas empresariais de base local. Pretende potenciar os recursos endógenos existentes e a exploração de oportunidades de negócio de pequena escala, numa oferta agregada que poderá ser indutora de dinâmicas regionais importantes, no âmbito de uma intervenção mais alargada.

O programa deverá incentivar novos negócios que se insiram na estratégia global definida para a região do PROVERE Zona dos Mármores. Serão desenvolvidas duas ações abrangendo 24 participantes.

O projeto é composto de formação inicial em sala, onde se pretende transmitir os conhecimentos essenciais à criação e gestão de uma empresa. As ideias empresariais que avançarem para a constituição de empresa beneficiarão de apoio de consultadoria com vista à definição do plano de negócios e aos primeiros passos da nova empresa e ainda de um apoio financeiro no Quantificação de 12 vezes o salário mínimo nacional. Com o desenvolvimento deste projeto espera-se poder envolver 6 participantes em novos projetos empresariais.

 

Objetivos do Projeto:

Com o Programa de Apoio ao Microempreendedorismo espera-se:

·         Sensibilizar para a temática do empreendedorismo na região.

·         Incentivar e apoiar a criação de novos negócios.

·         Articular a criação de negócios com a estratégia global definida para a região, incentivando e apoiando os que se inserem nessa mesma estratégia.

·         Promover a criação de empresas e de emprego na região.

·         Promover uma oferta alargada de produtos / serviços complementares inseridos na estratégia definida para a região.