Requalificação da Pousada de S. Miguel

Promotor –Câmara Municipal de Sousel

O projeto de requalificação da Pousada de S. Miguel, em Sousel, visa atualizar e dinamizar um espaço de excelência face às necessidades e exigências do turismo atuais. Neste contexto realça-se o turismo cultural associado ao turismo de natureza, da saúde e do bem-estar.

O complexo edificado situa-se numa zona de beleza única, entrosado no denso olival da Serra de S. Miguel, com vista para uma extensa área de planície alentejana tornando num apelativo convite à tranquilidade. Na proximidade localiza-se a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a mais antiga Praça de Touros em Portugal.

A proximidade com outros concelhos turisticamente atrativos, mas por vezes sem capacidade hoteleira face a determinados eventos, fazem desta unidade hoteleira uma mais-valia para o concelho e para a região.

O edifico com, aproximadamente, 6100,00m2 de área de implantação desenvolve-se em 3 pisos e é dotado de pormenores arquitetónicos significativos, a exemplo a abobada situada na receção.

A unidade turística é constituída por 32 amplos quartos com terraços privativos, alguns dos quais suites, com vista para uma paisagem singular.

De igual relevo, até pela sua dimensão, destacam-se as áreas de bar e restaurante nos quais se inserem duas lareiras de características regionais. Agregado a estes espaços estão terraços destinados a zonas de lazer e de esplanada inseridos sobre o olival e anexos à área das piscinas e parque infantil.

As vastas áreas técnicas e de armazéns, atualmente desproporcionadas e inutilizadas, constituem um potencial no aproveitamento de áreas destinadas a salas de reuniões e de centros de congressos, bem como, a espaços vocacionados para a saúde e bem-estar.

·         Valorização e reabilitação do património edificado e natural.

·         Divulgação cultural.

·         Preenchimento de uma lacuna verificada pela falta de unidades hoteleiras.

·         Inovação na área da saúde e bem-estar – Olivoterapia.

·         Unidade fundamental à criação de emprego.

·         Atrair novos segmentos de procura turística.